Todos os produtores rurais contam com a previsão de tempo para conseguir com que sua produção tenha maior produtividade e qualidade. Saber se vai chover ou quais são os dias e meses menos ou mais propensos, ajuda a escolher o melhor dia para iniciar o plantio da safra, manejo e irrigação do solo, e também a definir o calendário de atividades das lavouras.
Além disso, a previsão de tempo também possibilita ao agricultor se precaver e evitar que ocorram perdas na plantação ou de maquinários.
Além das atualizações de previsão de tempo para todo o Brasil disponíveis no portal do órgão, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) possui seu próprio aplicativo para Android e IOS, que oferece informações em tempo real de todas as estações meteorológicas, além de imagens de satélite, mapas de previsão numérica do tempo e imagens de radar. Ele é chamado de Aplicativo INMET.
O grande diferencial dessa ferramenta são os avisos meteorológicos. Sempre que um deles for emitido para uma cidade, uma notificação é enviada diretamente para o celular dos usuários do app com informações do tipo de aviso, severidade e duração.
O app também conta com um conjunto de opções para o produtor rural. Por meio do aplicativo é possível acessar o AGROMET, plataforma que visa facilitar o acesso do agricultor aos serviços de meteorologia aplicada à agricultura.
Com o AGROMET, os agricultores têm a opção de incluir áreas produtoras de algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, culturas de inverno e culturas de verão (primeira e segunda safras) aos mapas de previsão. Além disso, o aplicativo oferece um mapa navegável de previsão de chuva, temperatura e umidade relativa do ar para os próximos sete (7) dias.
Dentre os serviços, a plataforma oferece:
• Dados observados em tempo real nas estações meteorológicas do Inmet;
• Imagens de satélite em tempo real;
• Previsão de chuva, temperatura do ar e umidade relativa para 7 dias;
• Possibilidade de sobreposição de informações (diferentes camadas no mapa).
O AGROMET está disponível em mapas.inmet.gov.br no Portal do Inmet e no Aplicativo de Previsão de Tempo: INMET – disponível para os usuários dos sistemas para celular Android e IOS (Apple).
Mas o que, de fato, é a previsão de tempo?
Em linhas gerais, é o resultado obtido por meio da coleta de uma grande variedade de dados meteorológicos observados e do processamento de equações matemáticas que tentam prever as condições atmosféricas que, posteriormente, serão informados detalhadamente para o público.
Para realizar a previsão, é necessário estar a par do estado atual da atmosfera, dado este que é coletado a partir de vários equipamentos e sensores, como estações meteorológicas automáticas e convencionais, radares, radiossondas, boias meteorológicas, satélites, entre outros.
Atualmente, as previsões de tempo são facilitadas por super computadores que geram a previsão numérica de tempo. A partir destas previsões e das condições observadas, os meteorologistas elaboram os boletins meteorológicos, que mostram um conjunto de informações sobre a atmosfera em um determinado período.
Esses boletins são a base que os agricultores utilizam para saber como os sistemas atmosféricos poderão influenciar nas condições de tempo no futuro, afetando, consequentemente, suas produções.
Hoje, o INMET conta com uma rede própria de mais de 750 estações automáticas e convencionais, sendo o principal órgão do país na cobertura de estações meteorológicas.
Para realizar as previsões, o INMET conta com o modelo COSMO (Consortium for Small-scale Modeling), utilizado para previsões numéricas de tempo para até 7 dias (174 horas) para todo o Brasil. Com os boletins de previsão de tempo disponibilizados é possível, por exemplo, se preparar para plantio e colheita, evitando assim danos financeiros.
Contando com uma previsão de tempo e um boletim meteorológico específicos para a sua lavoura, o agricultor tem um melhor entendimento sobre o tempo e o clima e também sobre eventuais eventos adversos severos, como seca ou chuvas torrenciais. Dessa forma, pode trabalhar melhor em um planejamento de suas atividades, com tomadas de decisões mais precisas e assertivas.
Fonte: Inmet
LEIA TAMBÉM:
Inmet prevê chuvas acima da média até janeiro para a Região Norte