O avanço das mudanças climáticas coloca em risco não só as populações humanas e espécies da fauna e da flora, mas também compromete o ambiente de cidades que precisam adotar medidas de adaptação aos eventos extremos. A discussão sobre soluções para o enfrentamento desses desafios nos centros urbanos dos países em desenvolvimento será o foco do Fórum UrbanShift América Latina, que ocorre de 16 a 19 de abril em Belém.
Cerca de 300 convidados devem participar do evento que contará com representantes de cidades da Argentina, Costa Rica, Paraguai, México, Cuba, Brasil, entre outros países atendidos pelo UrbanShif, O projeto conta com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e visa a implementação de soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano sustentável e integrado.
Com o tema “Financiamento por cidades verdes e resilientes”, um dos objetivos do evento na capital paraense é apresentar estratégias já implementadas e facilitar o contato de gestores públicos com instituições financeiras, empresas e organizações que possam auxiliar no financiamento e disseminação dessas iniciativas.
“A plataforma UrbanShift tem realizado Fóruns em outras regiões do Sul global, sempre buscando promover oportunidades para as cidades aumentarem a ambição climática e unir esforços com instituições privadas e financeiras”, afirma o coordenador regional de Desenvolvimento Urbano do World Resources Institute (WRI) para Cidades Sustentáveis, Bruno Incau.
Durante a programação, propostas para impulsionar o financiamento climático no Brasil, o papel das cidades no enfrentamento às mudanças do clima e na promoção da economia verde, adaptação climática e a importância da colaboração público-privada em ações de resiliência serão alguns dos temas tratados, reforçando a importância da Amazônia e de Belém como sede da COP30 como epicentro de debates sobre as mudanças climáticas e a proteção da biodiversidade.
Entre as presenças confirmadas estão a da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e do ministro das Cidades, Jader Filho; além do diretor de Cidades do WRI, Luis Antônio Lindau.
“Esperamos que o evento em Belém contribua para impulsionar ainda mais a construção de soluções práticas para os desafios de desenvolvimento urbano sustentável”, destaca Bruno Incau.