Em agosto, Belém vai se tornar a centro das discussões sobre o meio ambiente. Além da Cúpula da Amazônia e dos Diálogos Amazônicos, a capital paraense sediará a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas.
Nos dias 4 e 5 de agosto, o evento reunirá vários ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo a presidente da Corte, Rosa Weber, e outros renomados especialistas e autoridades ligadas ao meio ambiente e à Justiça.
Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a cúpula judicial tem como objetivo promover ações relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas. Magistrados, servidores do Judiciário, membros do Ministério Público, defensores públicos e outros profissionais interessados em discutir temas relacionados à atuação judicial ambiental na Amazônia são o público-alvo do encontro.
As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de julho.
Durantes os dois dias do evento, haverá conferências como “Florestas, Biodiversidade e Povos Indígenas”, Juízes e Desmatamento”, “Imagens de Satélite, Tecnologia e Inteligência Artificial na Jurisdição Ambiental” e apresentação de painéis sobre “Panorama da Jurisprudência Brasileira Sobre Florestas e Desmatamento”, entre outros temas (veja a programação completa).
São esperadas as presenças das ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
A 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia visa aprimorar o entendimento e a atuação do Judiciário em questões ambientais na região, buscando soluções sustentáveis e preservando o meio ambiente amazônico, uma das áreas mais importantes e sensíveis do planeta em termos de biodiversidade e preservação ambiental.
SERVIÇO:
1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas (CNJ)
Data: 4 e 5 de agosto
Horário: das 9h às 19h
Onde: Auditório Maria Lúcia Gomes Marcos dos Santos (TJPA)