O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançam na segunda-feira, 7, em Belém, a Coalizão Verde, uma aliança internacional com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na região amazônica. Essa iniciativa conta com a participação de bancos de desenvolvimento de outros países da região amazônica.
A ideia é buscar promover ações conjuntas e coordenadas entre os bancos de desenvolvimentoque para criar e fortalecer atividades produtivas locais, além de impulsionar projetos sustentáveis no âmbito social, ambiental e econômico. O lançamento do projeto ocorrerá durante a Cúpula da Amazônia, no Pará.
Com essa aliança internacional, os bancos envolvidos pretendem fortalecer as medidas de combate ao desmatamento, incentivar práticas de bioeconomia, desenvolver projetos de infraestrutura sustentável e apoiar iniciativas que promovam a conservação do meio ambiente e a inclusão social na Amazônia.
São esperadas para o lançamento as presenças dos presidentes do BNDES, Aloizio Mercadante, e do BID, Ilan Goldfajn, além da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e do Planejamento, Simone Tebet; do ministro da Justiça, Flávio Dino; do governador do Pará, Hélder Barbalho, e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.