O Pará está entre o estados brasileiros que enfrentarão uma onda de calor extremo nos próximos dias, com temperaraturas que vão girar entre 40º a 45º . O alerta é da MetSul Meterorologia, que avisa que as marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima. Isso deve ocorrrer em todas as cinco regiões do País com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos.
Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias, segundo a previsão, o que eleva perigo pela severidade do calor esperado. O pico da temperatura em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem.
Evidências de estudos sugerem que a mudança climática está aumentando a frequência de bolhas de calor intensas, bombeando-as para mais alto na atmosfera, algo não muito diferente de adicionar mais ar quente a um balão de ar já aquecido. Por isso, vários estudos apontam aumento da intensidade, duração e frequência de ondas de calor no Brasil e ao redor do mundo.
Perigo para a saúde
O calor esperado para os próximos dias em muitas áreas do território brasileiro atingirá patamar extremamente perigoso à saúde e à vida com elevado risco para população vulnerável, como enfermos e idosos.
Normalmente, o calor no Brasil é percebido com um evento normal no clima e até celebrado, mas o país não mantém estatísticas sobre mortalidade relacionada à alta temperatura. O calor é um causador “silencioso” de mortes, diferentemente do que ocorre com desastres pela chuva.
Por isso, as recomendações dos especialistas é tomar muita água, usar roupas leves, chapéu de abas largas e óculos de sol e um protetor solar de amplo espectro com FPS; evitar exercícios físicos nas horas mais secas do dia, além da exposição ao sol nos horários de pico.
Outros Estados
Além do Pará, a massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC Amazonas, , Rondônia, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.
LEIA MAIS
Mudanças climáticas e desmatamento vão gerar calor intolerável ao corpo humano
Está com calor? Veja 12 dicas para se proteger das altas temperaturas
Confirmado pela ONU: julho foi o mês mais quente já registrado na história