A semana no Brasil terá calor histórico e com recorde de temperaturas em algumas áreas, adverte a MetSul Meteorologia. Isso porque uma massa de ar excepcionalmente quente tomará conta de grande parte do território brasileiro com marcas extremas para o inverno em muitas localidades.
No Norte, a massa de ar é tão quente que a temperatura supera 40ºC em áreas da floresta amazônica, onde normalmente a excessiva umidade impede valores tão extremos de temperatura.
“Embora calor muito intenso não seja incomum de ocorrer às vezes no Sudeste nesta época, e bastante frequente no Centro-Oeste pelo auge da estação seca, o que se espera nesta semana excederá os padrões climatológicos de agosto em muitas cidades”, informa o Metsul.
Segundo dados do MetSul. a temperatura está muito acima do normal na região. De acordo com a projeção da MetSul, o calor pode ser ainda mais extremo nesta terça em áreas entre o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste do Brasil com número maior de municípios acima de 40ºC e prováveis novos recordes de temperatura máxima para o mês de agosto.
A tendência é de máximas extremas, perto e acima de 40ºC, nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, no Oeste da Bahia, no Noroeste de Goiás, e no Norte do Mato Grosso do Sul.
Para quarta-feira, as previsões são de ainda mais calor principalmente no Centro-Oeste do Brasil e no Sul da região amazônica com máximas entre 40ºC e 43ºC em grande número de cidades da região.
Mantenha-se hidratado
A instrução do Inmet é , nestes dias de calor intenso, manter-se hidratado e evitar exercícios físicos nas horas mais secas do dia, além da exposição ao sol nos horários de pico.