Por Fabrício Queiroz
O anuncio de que Belém será a sede da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025, colocou a capital paraense na rota de grandes eventos e debates transversais sobre meio ambiente e a realidade amazônica. A agenda dessa série de oito eventos começa nesta quinta-feira, 3, e se prolonga até a próxima semana, atraindo cerca de 10 mil pessoas para a cidade, segundo estimativas da prefeitura.
Nos dias 3 e 4 de agosto, gestores municipais do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela participarão do Fórum das Cidades Amazônicas. O objetivo é discutir políticas públicas e fortalecer o protagonismo dos municípios no sentido de uma urbanização sustentável. Por isso, temas como mudanças Climáticas, desenvolvimento urbano, bioeconomia, fronteiras, gestão territorial, financiamento e outros estarão em pauta.
Já a partir de 4 de agosto será realizado os Diálogos Amazônicos, evento que contará com a participação de organizações da sociedade civil, pesquisadores e representantes dos países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A expectativa é que os debates realizados sirvam de base para a elaboração de documentos que serão apresentados aos chefes de Estado da Pan-Amazônia na semana seguinte, nos dias 8 e 9 de agosto, quando ocorre a Cúpula da Amazônia.
Em paralelo ao encontro da sociedade civil ocorrem outros dois eventos. São eles: a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia, que será realizada nos dias 4 e 5 de agosto; e a Assembleia dos Povos da Terra, que inicia no dia 4 e se estende até 9 de agosto. Ainda no pré-Cúpula ocorre o 1º Fórum Internacional Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática, no dia 7 de agosto.
Após isso, Belém receberá também um evento do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, com o tema “Inovação, Finanças & Natureza”, no dia 10 de agosto; e a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) nos dias 30 de agosto e 1º de setembro. Nesse último, estão confirmadas as presenças do ex-secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon; do ex-primeiro ministro do Reino Unido, Tony Blair; e do presidente da Colômbia, Iván Duque.
Confira a agenda de programações e como participar:
De 3 a 4 de agosto – Fórum das Cidades Amazônicas. Evento para prefeitos e imprensa credenciada.
De 4 a 5 de agosto – 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia. A programação será transmitida pelo canal do CNJ.
De 4 a 6 de agosto – Diálogos Amazônicos. Informações neste link.
De 4 a 9 de agosto – Assembleia dos Povos da Terra. Informações aqui.
Dia 7 de agosto – 1º Fórum Internacional Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática. Inscrições encerradas.
Dias 8 e 9 de agosto – Cúpula da Amazônia. Mais informações aqui.
Dia 10 de agosto – Evento “Inovação, Finanças & Natureza”. Mais informações no site.
Dias 30 de agosto e 1º de setembro – Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. Informações aqui.