A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém, ficou definida como sede oficial do Comitê Organizador do evento Diálogos Amazônicos. A definição foi tomada na manhã desta terça-feira ,18, em uma reunião entre os gestores federais e reitores de universidades federais. O evento teve a coordenação da secretária-executiva adjunta da Secretaria-Geral da Presidência da República, Tânia Oliveira, e do chefe da Sudam, Paulo Rocha.
O evento Diálogos Amazônicos será realizado em Belém, entre 4 e 6 de agosto, no Hangar Centro de Convenções, antecedendo a Cúpula da Amazônia, que será nos dias 8 e 9 de agosto.
As atividades do Diálogos Amazônicos foram divididas entre plenárias organizadas pelo Governo Federal, com participação social, e atividades auto-organizadas pela sociedade civil, academia, centros de pesquisa e agências governamentais.
Este será o momento em que a sociedade civil organizada irá deliberar propostas para pautar a formulação de novas estratégias para a região, promoção do desenvolvimento sustentável e integrado das diversas Amazônias, com inclusão social, responsabilidade e justiça climática.
Essas propostas serão levadas à Cúpula da Amazônia, que reunirá chefes de estados dos oito países que partilham o território da Amazônia. O objetivo é produzir uma posição de consenso a respeito da floresta que será levada a futuros debates globais sobre ação climática.
Vão participar dos eventos representantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O documento será entregue pelas autoridades brasileiras aos 193 Estados-membros no debate geral da Assembleia Geral da ONU, que ocorre em setembro.
LEIA MAIS:
Em carta, redes pedem infraestrutura com sustentabilidade social na Cúpula na Amazônia