Por Gisele Coutinho
Neste domingo, 5/06, o mundo comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data instituída pela ONU em 1972. O tema deste ano será “Uma Só Terra”, com foco em uma vida mais sustentável e em harmonia com a natureza.
E se tem uma coisa que o povo paraense entende, luta e defende é o meio ambiente. Do mel de abelha nativa sem ferrão ao açaí, cupuaçu e abacaxi, do cacau que rende chocolate diferenciado, da castanha-do-Pará, da Farinha de Bragança ao Queijo do Marajó e por aí vai. Tudo é produto de gente da terra, de um meio ambiente bem cuidado e preservado como engrenagem da nossa economia. O brasileiro precisa saber mais que para seguir o tema dado pela ONU, “Uma Só Terra”, precisa conhecer o Pará.
Mas essa tal luta toma rumos cada vez mais difíceis e árduos e mostra como deve ter em sua base muita organização na batalha contra desmatamento, mineração ilegal ou violência pela preservação dos povos tradicionais, dos rios e da floresta. Diversas ações estão programadas em cidades paraenses para debater esses assuntos e também aproximar mais jovens e mais velhos da importância do tema “Uma Só Terra”.
Belém
As ações da Semana do Meio Ambiente 2022 em Belém serão realizadas entre os dias 2 e 4 de junho em pontos turísticos da capital. A inscrição é gratuita e online. Os interessados devem doar ração para animais silvestres que será entregue na sede da Sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Haverá corrida, caminhada, passeio ciclístico, exposições, atrações infantis, musicais, Feira da Biodiversidade, circuito sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs), entre outras atividades, com limite de vagas para cada uma delas. Confira aqui a programação completa.
Santarém
De 1 a 5 de junho, a população de Santarém poderá desfrutar da programação da Semana do Meio Ambiente na Escola do Parque. A abertura ficará por conta da Banda da EMEF Ubaldo Correa, apresentação cultural da Escola Terezinha Rodrigues e reflexão sobre a Semana do Meio Ambiente com a professora Maria Mirtes Cortinhas dos Santos, do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (GEPEEA) da Ufopa.
Durante a semana diversas ações ambientais serão realizadas na escola, como distribuição de mudas de plantas, distribuição do ‘selo verde’ e do cartaz do pacto ambiental.
Parauapebas
A cidade celebra a data de 6 a 10 de junho com eventos culturais, sorteios de brindes ecológicos, jogos educativos para a criançada entre outras atrações. Destaque para o dia 8/06 com a palestra “Pecuária Sustentável” no Centro de Desenvolvimento Cultural (rua F, bairro Cidade Nova). No dia 9, “O futuro do Rio Parauapebas” é tema de debate no plenário da Câmara dos Vereadores, às 9h.
Emater em diversas regiões
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) realizará atividades no período de 6 a 10 de junho em todo o Estado. Na segunda-feira, 6/6, no auditório da Usina de Paz de Marituba Nova União, às 9h, será realizada uma cerimônia oficial marcando o início das atividades com a participação de diversas instituições, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental), além da participação de servidores públicos e lideranças comunitárias.
No dia 9 de junho, em Oriximiná, no oeste paraense, será realizado um torneio de futsal, às 17h, no Ginásio Guilherme Guerreiro. Em Juruti, na mesma região, o escritório local da Emater realizará palestra sobre desenvolvimento rural sustentável, a partir das 9h, na Comunidade Terra Preta. No dia 10, em Baião, na região tocantina, haverá palestra sobre plantio de espécies florestais para recuperação de nascentes, na comunidade Conceição II, a partir das 8 horas.