A Cooperativa Mista da Flona do Tapajós (Coomflona) é exemplo em aliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, provando que é possível extrair madeira da floresta e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.
Formada em 2005 por ribeirinhos que vivem nas 21 comunidades da Reserva de Proteção Ambiental Floresta Nacional do Tapajós, no município de Belterra (PA), na região do Baixo Amazonas, a Coomflona possui o selo FSC, certificação internacional que garante que seus produtos são extraídos de forma responsável.
Os cooperados trabalham com copaíba, andiroba, apicultura e artesanato comunitário, mas a principal fonte de renda vem da venda de toras de madeira. Parte dessa produção é destinada à movelaria Anambé, que transforma a madeira em mesas, cadeiras, armários e outros móveis sustentáveis.
Manejo planejado
O processo de extração segue diversas etapas rigorosas, como delimitação da área, inventário florestal e planejamento detalhado antes do corte das árvores. Ao contrário do senso comum, a planta não é substituída por uma nova muda. A retirada da madeira respeita o ritmo de crescimento da floresta, garantindo a regeneração natural sem necessidade de replantio.
“Aqui tudo é planejado, tudo é feito dentro de um projeto maior. Até a forma como as árvores são abatidas tem que ter um jeito, porque é de impacto reduzido, sem o uso de maquinários pesados, tratores”, explica Arimar Rodrigues, coordenador da movelaria Anambé.
Atualmente, mais de mil famílias são beneficiadas pela produção sustentável realizada pelos 316 cooperados.
Além do manejo da madeira, a Coomflona busca ampliar o aproveitamento dos resíduos florestais, como galhos e sobras da extração. Atualmente, os cooperados ainda não conseguem aproveitar todo esse potencial, que pode ser transformado em móveis sustentáveis. A Austrália, por exemplo, tem a base da movelaria feita com o que é recolhido do chão.
Apoio do Sebrae
Para fortalecer a Coomflona, o Sebrae tem oferecido capacitação em gestão e aprimoramento técnico. Agora, o apoio será ampliado, com a implantação de oficinas de design para fortalecer a identidade dos produtos e melhorar seu posicionamento no mercado.
A Coomflona é um dos empreendimentos selecionados pelo Sebrae para aprimorar seus processos e se tornar uma referência nacional, com foco na bioeconomia e na economia sustentável.