“É com grande satisfação que informamos nossa decisão de realizar a COP de 2025 na Amazônia brasileira, um bioma essencial para conter o aquecimento global. A COP30 será realizada na cidade de Belém, capital do Estado do Pará.
Ela reafirmou a importância da COP30 para a definição das novas metas dos países para que o mundo possa alcançar a missão de 1,5°C. A ministra acreana se disse especialmente tocada pela realização do evento na Amazônia, onde nasceu e cresceu.
“A Amazônia é um símbolo vivo da semente que plantamos na Rio 92. Uma região onde é evidente a conexão entre as três convenções que assinamos na ocasião: a Convenção de Biodiversidade, a Convenção-Quadro de Clima e a Convenção sobre Desertificação”.
Ela agradeceu a presidência da COP28 pela sua hospitalidade e saudou a escolha do Azerbaijão como país convidado da COP29.
Sabemos do desafio que lá teremos, com a necessidade de alinhamento dos temas de financiamento e meios de implementação às ambições de mitigação que podem nos levar ao desafio de 1,5°C.