O governador Helder Barbalho participou, nesta segunda-feira, 4, na COP 28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, do painel de discussão “Mercado voluntário de carbono”, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O Pará está finalizando a construção do sistema jurisdicional que vai garantirá a integridade de seu mercado de carbono. Os créditos jurisdicionais são gerados a partir de redução efetiva do desmatamento, promovida aceleradamente pelo Estado, garantido a segurança no crédito gerado.
“Trata-se, certamente, de uma das mais estratégicas ações para podermos valorizar a floresta viva e permitir que, a partir deste ativo, consigamos frear ainda mais o desmatamento e a pressão sobre a floresta. Asseguraremos que a floresta viva possa valer mais do que ela morta”, disse o governador durante o evento.
O projeto do Estado está sendo desenvolvido com apoio do governo da Noruega que aportou R$ 23 milhões. Já foi implementada a Companhia Estadual de Ativos Ambientais, que será responsável pela transação dos ativos do estado. O Estado fará a comparação das emissões anteriores com as emissões do ano atual para calcular os créditos e garantir a sua alta integridade do ponto de vista social, ambiental e contábil para comercialização.
Possíveis compradores
No domigo, 3, Helder apresentou a representantes de multinacionais o plano de iniciar um sistema jurisdicional paraense de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), que trata de transações no mercado de carbono.
A reunião com a Coalizão Leeaf, iniciativa público-privada global que financia projetos de redução de emissões causadas pelo desmatamento, buscou possíveis compradores dentro do sistema em que o Pará possa créditos de carbono no mercado voluntário, segundo o governo. As informações são do g1.
“Agora, chegou o momento de apresentarem a tomada de decisão de que modelo vão aplicar no mercado de carbono de floresta. Vocês podem seguir no caminho que talvez seja mais barato e mais simples e não nos escolher, mas vocês podem escolher um modelo seguro e íntegro”, disse aos possíveis investidores.