Neste 21 de setembro, em que se celebra o Dia Árvore, o Pará Terra Boa destacou algumas curiosidades sobre essa planta tão diversa quanto complexa e fundamental para a saúde do nosso planeta e de todos nós. Daí a importância de preservar nossas árvores, fonte de sombra, ar fresco, água, alimento, abrigo e da bieocnomia.
Vamos a elas:
- Há cerca de 64 mil espécies de árvores identificadas, desse total, mais de 9 mil são encontradas no Brasil, sendo 8.341 espécies nativas
- A Amazônia é o bioma com maior número de espécies descritas, concentrando mais da metade das espécies nativas brasileiras.
- As árvores são a base da maioria das cadeias da sociobioeconomia, um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável e inclusivo que depende da floresta em pé
- No Pará, quase todos os 30 produtos da sociobioeconomia mais importantes do ponto de vista de geração de renda e empregos são provenientes de espécies arbóreas ou estão associados a elas
- As árvores são fundamentais para a produção bovina. Os sistemas que integram a floresta (chamados de ILPF) à pecuária de corte e leite, com sombreamento, além de proporcionar bem-estar, aumentam a produtividade.
- Quando o ILPF é integrado à produção de bovinos de corte possibilita a neutralização da emissão de gases de efeito estufa (GEE) pelos animais, quando se considera todo o sistema – animais, forrageiras, árvores e solo.
- Os sitemas agroflorestas de áreas degradadas em sistemas agroflorestais associados a cacau, açaí e tantos outros produtos florestais, está mudando o destino de jovens, sobretudo na Amazônia, gerando renda, evitando o êxodo rural e aumentando a qualidade de vida das famílias e das comunidades.
- As árvores são importantes na luta contra as mudanças climáticas, pois realizam a fotossíntese, quando as árvores absorvem o CO2 contido em raízes, galhos, troncos, folhas, frutos e flores e liberam oxigênio para a atmosfera.. O processo é fundamental para a remoção de gás carbônico (CO2), um dos principais gases de efeito estufa.
- As árvores apresentam também uma estreita relação com o ciclo das águas, sendo parte fundamental nos processos de interceptação e infiltração da água das chuvas, além da evapotranspiração, que é quando a água volta a atmosfera.
Fonte: Informações do The Nature Conservancy Brasil