Neste Dia da Árvore, 21 de setembro, é preciso reforçar os benefícios que as árvores proporcionam para a Terra. Elas são essenciais para o equilíbrio do planeta não só pela realização da fotossíntese, mas por diversas outras funções que realizam.
As árvores absorvem a radiação solar e o gás carbônico durante o dia, liberam oxigênio e água, regulam a temperatura sobre a umidade do ar e as chuvas, ajudam a diminuir a poluição do ar, produzem substâncias que servem de base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos, além de servirem como fontes de alimento e habitat natural de diversas espécies de animais.
Veja abaixo a importância de suas partes:
Raiz
Uma das partes da árvore é a raiz. Ela ajuda a fixar e sustentar a planta no solo, elas são responsáveis pela absorção, armazenamento e condução da seiva, que é composta pela água e nutrientes da terra, como por exemplo os sais minerais. Ou seja, as raízes conduzem as substâncias até a planta e atuam como um local de reserva desses nutrientes. Esse processo de condução é feito pelo xilema, conjunto de vasos encontrados no caule da planta.
Normalmente, as raízes estão localizadas debaixo da terra. Há dois tipos principais: as que crescem para baixo (chamadas de pivotantes) e as que crescem para os lados (conhecidas como tabulares). Mas, de modo geral, há uma raiz primária principal e várias ramificações que são as raízes laterais.
Caule
Outra parte da árvore é o caule. Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas. O caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes. Além disso, é no caule que são produzidos os hormônios vegetais, que auxiliam no crescimento e desenvolvimento da planta.
Geralmente, os caules podem ser aéreos, que se situam acima da superfície do solo, ou verticais, que crescem na posição vertical em relação ao solo, como exemplo, os troncos das árvores. Existem ainda, os vegetais que possuem caules que crescem junto ao solo, e outros que são subterrâneos, como é o caso das bananeiras e das samambaias.
Os troncos das árvores variam em tamanho, forma, textura e cor. Dele é extraída a madeira que utiliza-se para construção de casas, móveis, ferramentas, pisos e até mesmo lápis. É também do tronco de algumas árvores que é extraída a matéria-prima (celulose) para fazer o papel.
Folhas
A folha é a parte da árvore responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento.
Por meio desse processo, a planta consegue transformar a água e os nutrientes que retira do solo, mais o gás carbônico e a energia solar que é absorvida pelas folhas, em glicose, que serve como alimento para elas, e oxigênio, que é o ar que a gente respira. Essa glicose, compõe a seiva elaborada, que é a fonte de energia das plantas.
Nas células das folhas há muitas estruturas chamadas cloroplastos que contêm a clorofila, o pigmento que dá a cor verde à planta. A clorofila absorve a luz do sol para que a fotossíntese aconteça.
É nas folhas onde ocorre respiração e transpiração. Esses dois processos são possíveis porque na superfície da folha existem estruturas chamadas de estômatos, que se abrem e fecham, permitindo a entrada e saída de gases e água da planta. Elas são classificadas de acordo com a disposição do limbo, que é a parte mais conhecida da folha. Assim, ela pode ser simples ou composta, como os trevos e as folhas de palmeiras.
Flores
A flor é uma folha diferente das outras, podendo ser de vários formatos, tipos e cores. Elas são responsáveis por realizar a reprodução das plantas por meio de duas partes: o gineceu (parte feminina) e o androceu (parte masculina).
A cor das pétalas é uma estratégia para atrair insetos, como abelhas e moscas, que fazem a polinização, ou seja, unem as partes masculinas e femininas da planta para que seja criada uma semente.
As flores podem ser hermafroditas ou monóicas quando possuem ao mesmo tempo as estruturas femininas (carpelos) e masculinas (estames). Um exemplo desse tipo de flor são as tulipas, que também podem ter suas estruturas separadas em flores diferentes, chamadas de dióicas, como ocorre com o mamão.
Frutos
Uma das partes da árvore são os frutos. Os frutos são o resultado da fecundação entre as partes feminina e masculina das plantas. Nesse processo, o óvulo da planta dá origem à semente e o ovário origina o fruto. A principal função do fruto é proteger as sementes e também preparar o solo, onde elas irão cair, facilitando assim a sua germinação.
Existem dois tipos de frutos, os verdadeiros, que são quando se formam a partir do ovário, como o abacate, e os falsos, quando se formam de outras partes da planta, como é o caso do caju, figo, abacaxi, maçã, etc. Os frutos possuem diversos formatos, tamanhos, cores e texturas, depende de cada espécie de árvore. A maioria são comestíveis, mas nem todos. Uns ainda possuem diversas propriedades medicinais, usados nos tratamentos de alguma doenças.
Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas