Dados do Monitor do Fogo do MapBiomas divulgados nesta segunda, 13, confirmam que a Amazônia foi o bioma mais queimado no Brasil nos dois primeiros meses do ano, com 487 mil hectares atingidos pelo fogo. A área equivale a quatro vezes a cidade de Belém e representa 90% de tudo o que queimou no país no período.
O Pará foi o terceiro estado com maior área queimada no bimestre, com 71 mil hectares queimados, atrás de Roraima , com 259 mil hectares (ou 48% de toda a área queimada no Brasil) e Mato Grosso, com 90 mil hectares. Juntos, os três concentraram 79% do fogo ocorrido no Brasil no período.
A Amazônia concentrou a quase totalidade (90%) da área queimada no Brasil em fevereiro: 230 mil hectares. Mais da metade (59%) da área queimada nesse bioma foi em formação campestre. Entre os diversos usos da terra, o que respondeu pela maior área queimada foi a pastagem (8%, ou 15 mil hectares).
Sobre o Monitor do Fogo
O Monitor do Fogo é o mapeamento mensal de cicatrizes de fogo para o Brasil, abrangendo o período a partir de 2019, e atualizados mensalmente. Baseado em mosaicos mensais de imagens multiespectrais do Sentinel 2 com resolução espacial de 10 metros e temporal de 5 dias. O Monitor de Fogo revela em tempo quase real a localização e extensão das áreas queimadas, facilitando assim a contabilidade da destruição decorrente do fogo. Cobrindo todo o país, os dados podem ser consultados por bioma, estado, município, área protegida, bacia hidrgoráfica, entre outros tipos de territórios. Acesse o Monitor do Fogo e o Boletim Mensal de Fevereiro
Sobre MapBiomas
iniciativa multi-institucional, que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, focada em monitorar as transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas. Esta plataforma é hoje a mais completa, atualizada e detalhada base de dados espaciais de uso da terra em um país disponível no mundo. Todos os dados, mapas, métodos e códigos do MapBiomas são disponibilizados de forma pública e gratuita no site da iniciativa: mapbiomas.org. Além disso, a rede MapBiomas ampliou-se para outras regiões e países como na Amazônia, Chaco, Bosque Atlântico, Pampa Sul-Americano, Peru e Indonésia, como também gera outros produtos como MapBiomas Alerta, MapBiomas Fogo e MapBiomas Água.
Fonte: MapBiomas