Diante da intensificação das mudanças climáticas, do desmatamento desenfreado e da consequente perda da biodiversidade, a necessidade de restauraráreas degradados torna-se cada vez mais urgente. Nesse contexto, a regeneração natural assistida (RNA) surge como uma estratégia promissora e de baixo custo para mitigar os impactos ambientais, fortalecer a resiliência dos ecossistemas e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.
No Brasil, com um vasto território e rica biodiversidade, a RNA apresenta um potencial imenso, especialmente na Amazônia, onde milhões de hectares de vegetação secundária aguardam recuperação.
No entanto, a ampla adoção dessa técnica ainda enfrenta desafios, como a falta de conhecimento sobre suas características, benefícios, riscos e formas de aplicação em diferentes contextos. Considerando a importância dos estados do Pará e Mato Grosso para a conservação da Amazônia, é fundamental aprofundar as discussões sobre a RNA e identificar os fatores que podem impulsionar sua implementação em larga escala nessas regiões.
Nesse contexto, o projeto “Potencializando a Regeneração Natural Assistida: Soluções para Mato Grosso e Pará”, realizado em parceria entre o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), o World Resources Institute Brasil (WRI-Brasil) e a Aliança pela Restauração da Amazônia, propuseram a sistematização e proposição de arranjos institucionais e mecanismos financeiros para implementar a Regeneração Natural Assistida (RNA) nessas duas regiões-chave para a conservação da Amazônia.
O estudo analisa o impacto da RNA e identificar esses gargalos, propondo soluções e recomendações para ampliar sua implementação. Com duração de agosto a novembro de 2024, o projeto foi dividido em duas etapas: a primeira focada na sistematização de informações e a segunda em análises críticas e proposição de soluções. Durante todo o processo, foram incorporadas contribuições de diferentes atores-chave da Amazônia Legal Brasileira (ALB).
Como resultado, o projeto elabora um portfólio de arranjos institucionais, financeiros e estratégias para expandir as iniciativas de RNA nas escalas regional e nacional, validado em uma oficina virtual, onde serão incorporadas sugestões e contribuições relevantes, visando aumentar a escala da RNA em municípios e estados, e inspirar ações similares em outras regiões do Brasil.
Ao promover o estudo da regeneração natural da vegetação nativa, desenvolvemos soluções eficazes para novas iniciativas, aumentando a eficiência dos projetos de RNA e contribuindo para a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas.