O governador do Pará, Helder Barbalho, prorrogou por mais 180 dias o estado de emergência ambiental em 15 municípios paraenses, intensificando as ações da Operação Curupira. A medida, publicada em 2023 3, já havia sido prorrogada uma vez em 2024, e visa garantir a continuidade das operações de combate ao desmatamento, que apresentaram resultados expressivos nos últimos anos.
Com a prorrogação do decreto, a Força Estadual de Combate ao Desmatamento, coordenada pelas secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública, poderá dar continuidade às ações de fiscalização, monitoramento e combate aos crimes ambientais nos municípios de Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará, Rurópolis, Placas, Trairão, Jacareacanga e Medicilândia.
De acordo com o governo, os efeitos da medida administrativa foram a redução do desmatamento. Em 2022 e 2023, o Pará apresentou redução de 21% na taxa de desmatamento. No ano de 2022, a área total era de 4.162 km² e em 2023 é de 3.299 km², a menor área desmatada registrada pelo Inpe no estado desde 2019, de acordo com dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“A extensão do estado de emergência ambiental é essencial para garantir com que continuemos a enfrentar os nossos desafios ambientais de maneira eficaz. Com esta prorrogação, reafirmamos nosso compromisso com a proteção da Amazônia, ao mesmo tempo em que estimulamos a bioeconomia, as soluções baseadas na natureza e alternativas econômicas que valorizam a floresta viva”, afirmou Helder à Agência Pará.