O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) publicou uma nova portaria que reconhece a situação de emergência provocada pela estiagem nos municípios de Almeirim, Altamira, Anapu, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu. Agora, já são 76 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes no Pará, dos quais 37 são devido aos incêndios florestais, 31 por estiagem, sete por chuvas intensas e um por enxurradas.
Com essa medida, as prefeituras ficam aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. Na última terça-feira, 29, por exemplo, foram liberados mais de R$ 1 milhão para Ponta de Pedras que já tinha o reconhecimento federal.
Nos novos municípios atendidos, os principais impactados são vivenciados principalmente por populações ribeirinhas, que enfrentam dificuldades de deslocamento e de acesso à água potável e a alimentos em razão da seca severa nos rios Amazonas e Xingu.
De acordo com o mais recente monitoramento de secas feito pela Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), no Pará as chuvas seguem abaixo da normalidade e, por isso, houve um avanço do status de seca moderada em grande parte do estado e da situação grave nas regiões oeste e sudeste.
Saiba como ajudar
O Pará Terra Boa une-se à campanha do Projeto Saúde & Alegria (PSA) em apoio aos povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas e extrativistas, afetados pela seca severa que atinge a região do Baixo Amazonas. A campanha, que está sendo possível graças à parceria com organizações e movimentos sociais, inclui a distribuição de filtros de nanotecnologia para comunidades isoladas pela estiagem. Estes filtros, acoplados a baldes, promovem um verdadeiro milagre: transformam a água barrenta em potável.
E você pode ajudar, acessando o link:
https://www.doebem.org.br/organizacao_recomendada?org=saude_alegria&lang=pt