Ao tomar posse oficialmente, no domingo, 1/1, o governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), dedicou mais de quatro minutos do seu discurso para falar exclusivamente da Amazônia e questões ambientais. Para Barbalho, nosso Estado não pode mais “permitir que ilegalidade ambiental seja prática de costume e da cultura do uso da terra”.
“Sabemos que este modelo incrementado nos anos iniciais de nossa gestão avançou o estado do Pará ao protagonismo nacional e internacional. Não podemos recuar, pois o mundo nos olha. O mundo aprecia aqueles que estão dispostos a liderar esse novo modelo”, disse.
Como destacou o G1Pará, Barbalho reafirmou seu compromisso em desenvolver tecnologia e inovação na região amazônica, mas sem comprometer o meio ambiente.
“Que a floresta viva, que é responsável pelo equilíbrio climático, nos permita consciência, tecnologia e inovação. Que nós possamos utilizar da nossa bioeconomia e biodiversidade e construir um novo modelo. Um modelo que possa incrementar renda e gerar emprego. Que possamos fazer da floresta em pé um novo ativo econômico e uma nova commodity global”, diz Helder Barbalho.
O governador realizou outras cerimônias de posse em Marabá e Santarém, na segunda-feira, 2/1. Nesta terça-feira, 3/1, a posse foi Breves, no Arquipélago do Marajó.
Helder foi reeleito em primeiro turno, sendo o governador com o maior porcentual do Brasil com 70,41% dos votos (3.117.276 votos).