O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira, 23, uma Instrução Normativa, com novos procedimentos para o apoio financeiro e material às Unidades de Conservação (UCs) do estado por meio de doações e contribuições.
A iniciativa “Aliança Sustentável: Juntos pelas Unidades de Conservação” formaliza a aceitação de recursos de pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras. A ideia é abrir novas possibilidades para a captação de recursos e o desenvolvimento de projetos inovadores nas UCs.
As contribuições podem ser em dinheiro, bens móveis e imóveis, ou serviços, com o objetivo de promover a conservação, recuperação e melhoria das UCs estaduais. A medida busca fortalecer a proteção ambiental no estado, em conformidade com a Constituição Federal.
Os recursos obtidos serão destinados exclusivamente à implantação, gestão e manutenção das áreas protegidas, abrangendo desde a construção e manutenção de infraestruturas até o desenvolvimento de programas de educação ambiental e turismo sustentável.
“Com esta Instrução Normativa, abrimos um novo capítulo na conservação ambiental do Pará. Acreditamos que a união de esforços entre o governo, a sociedade civil e o setor privado é fundamental para garantir a preservação de nossos ecossistemas e a promoção do desenvolvimento sustentável”, disse Nilson Pinto, presidente do Ideflor-Bio.