Um incêndio de grandes proporções tem causado destruição e medo entre os moradores na Vila Magebras, em Breves, no Arquipélago do Marajó. As chamas, que tiveram início na área de uma antiga serraria há mais de uma semana, têm se alastrado rapidamente devido aos ventos e à vegetação seca, colocando em risco a vida de cerca de 40 famílias, de acordo com o g1.
Um dos maiores desafios dos bombeiros no combate às chamas é a queima subterrânea, que consome raízes, restos de madeira e matéria orgânica acumulada no solo. Essa situação gera grande quantidade de fumaça, agravando a qualidade do ar e tornando o controle do fogo ainda mais complexo.
Moradores relatam que já aumentou a procura por atendimento médico para problemas respiratórios devido à fumaça inaada, informa a Folha de S.Paulo.
Além do medo das chamas, os moradores estão sem energia elétrica desde o início do incêndio, após a queda de dois postes. A falta de acesso por via terrestre dificulta o trabalho das autoridades e o envio de ajuda humanitária.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, equipes especializadas no combate a incêndios florestais trabalham no controle das chamas na área de mata”. A entidade afirma que nenhuma família foi diretamente atingida.