Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-eira, 21 de setembro, Belém recebeu a doação de 1.500 mudas que vão ajudar a melhorar a arborização e reduzir as emissões de carbono na capital. A iniciativa foi da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) por meio da campanha “Indústria = vida com qualidade”.
As mudas foram produzidas por alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) e entregues à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Uma das espécies selecionadas foi o ipê, que pode ser encontrado em algumas vias e espaços de Belém.
O presidente do Sistema Fiepa, Alex Carvalho, explicou que o gesto é uma forma de demonstrar o apoio do setor empresarial à meta da prefeitura de plantar 100 mil árvores na cidade até 2024.
“Por entendermos a importância de pensar uma nova economia em consonância com o pacto global pelas mudanças climáticas, o Sistema Fiepa tem desenvolvido ações em parceria com entidades do setor produtivo e do poder público, como parte da agenda de compromissos para a redução de emissão de gases de efeito estufa”, afirmou.
Já o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Fabrízio Gonçalves, classificou o projeto como um ato de amor que visa a melhoria do ambiente da capital para o recebimento da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em 2025.
“É importante sempre lembrarmos que esta ação de doação de mudas para a Semma é apenas uma de muitas oportunidades que virão para o preparo e cultivo da Belém da COP 30. Juntos nós conseguiremos!”, destacou.
“Ações como esta são importantes para deixar claro que o município, além de buscar soluções através da natureza, ele precisa ter essa ideia da governança compartilhada, não somente com a sociedade civil, mas, principalmente, com o empresariado que gera recurso, que gera investimento, gera emprego, gera renda e inserção social no município”, declarou a secretária municipal de meio ambiente, Christiane Ferreira.
De acordo com a Fiepa, a segunda etapa da campanha “Indústria = vida com qualidade” deverá focar no incentivo para que outros sindicatos contribuam com mais doações de árvores para o município. Nesse sentido, a entidade que representa o segmento da panificação e confeitaria já anunciou que doará outras 500 mudas para o plano.