Após a forte seca registrada na Amazônia no ano passado, a expectativa era que o fenômeno fosse menos impactante esse ano devido ao fim do El Niño e influência do La Niña. Porém, análise da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) mostra que a intensidade do evento será menor e os efeitos da seca devem permanecer. Atualmente, 29 municípios do Pará já enfrentam o problema em níveis mais alarmantes.
O levantamento é do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que classifica a situação de seca em normal, fraca, moderada, severa e extrema. O caso mais crítico é do município de São Geraldo do Araguaia, na região sudeste do estado, que é o único classificado como seca extrema.
Nos demais municípios da região, assim como em Itaituba e Jacareacanga, no oeste paraense, o nível é de seca severa. Por sua vez, partes do sudoeste, do Marajó e da Calha Norte estão classificadas como seca moderada, enquanto no Baixo Amazonas, Região Metropolitana de Belém, Nordeste e grande parte do Marajó estão entre o normal e fraca.
Nesse cenário, a meteorologia indica que a falta de chuvas deve perdurar por mais alguns meses. De acordo com as previsões, os efeitos do La Niña sobre a mudança de padrão de chuvas serão sentidos somente a partir de outubro.
“Começando mais tarde e com pouca força, o La Niña não vai ajudar tanto a situação de umidade da Amazônia”, afirmou ao Globo Rural o meteorologista Willians Bini.
Com isso, a produção da agricultura brasileira pode ser afetada, já que as principais regiões produtoras de grãos estão localizadas no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País, que são dependentes da umidade amazônica proveniente dos chamados “rios voadores” para formação de chuvas. A previsão da consultoria Nottus é que o clima nessas regiões melhore a partir de meados de setembro.
“Esperamos um cenário melhor que 2023”, disse o Alexandre Nascimento, da Nottus.
Município com seca extrema:
- São Geraldo do Araguaia
Municípios com seca severa:
- Água Azul do Norte
- Bannach
- Brejo Grande do Araguaia
- Canaã dos Carajás
- Cumaru do Norte
- Curionópolis
- Eldorado dos Carajás
- Floresta do Araguia
- Itaituba
- Itupiranga
- Jacareacanga
- Marabá
- Nova Ipixuna
- Ourilândia do Norte
- Palestina do Pará
- Parauapebas
- Pau D’Arco
- Piçarra
- Redenção
- Rio Maria
- Santa Maria das Barreiras
- Santana do Araguaia
- São Domingos do Araguaia
- São João do Araguaia
- São Félix do Xingu
- Sapucaia
- Xinguara
- Tucumã