O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o uso da Força Nacional para apoiar ações da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na Terra Índígena (TI) de Alto Rio Guamá, no Pará. As informações são do Valor.
A Força Nacional dará suporte, por 90 dias, nas “atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”, segundo portaria publicada na quarta-feira, 31, no Diário Oficial da União (DOU).
A operação terá apoio logístico da Funai, que também estará responsável por dispor da infraestrutura necessária para a atuação da Força Nacional.
Em maio do ano passado, o governo federal, por meio de uma grande operação, iniciou a retirada invasores da Terra Indígena Alto Rio Guamá, estimada em cerca de 1.600 não indígenas.
Em março de 2024, quase um ano após o ínicio da retirada dos invasores, 20 famílias retornaram à área, o que fez a Justiça Federal determinar a saída dos não-indígenas da Terra Indígena Alto Rio Guamá. A decisão atendia a um pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) , que, na ocasião, recomendou ao governo do Pará que requisitasse ao Ministério da Justiça a prorrogação da permanência da Força Nacional na região por pelo menos 180 dias.