Nesta quarta-feira, 12, o governador Helder Barbalho desembarcou na China para acompanhar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em suas redes sociais, ele informou que, como primeiro compromisso, estava seguindo para a fábrica da BYD Company, que produz carros, caminhões e ônibus elétricos.
“Tive oportunidade de receber o convite. A partir de Belém, podemos ser sede da COP30, (vamos) buscar alternativas de veículos de energia limpa”, declarou o governador.
Ver essa foto no Instagram
Na ocasião, Helder pode conhecer as iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela BYD, com o intuito de impulsionar a eletrificação e o uso de energia limpa no Brasil. O governador paraense recebeu o convite para visitar a fábrica quando ainda estava em Belém, que concorre para ser a sede da COP 30, em 2025.
“É algo fundamental para a nossa realidade. A construção para preparar Belém para a COP 30, mostrando ser possível o uso de energia limpa na agenda da sustentabilidade, e claro, olhando para a população, que precisa de um transporte público de qualidade”, declarou ele.
Depois da visita, Barbalho seguiu para Xangai, onde se integrou à comitiva do presidente Lula. Nesta viagem, mais de 20 acordos bilaterais serão fechados com o governo chinês, principal parceiro comercial do Brasil, desde o ano de 2009.