O número de inscritos para atividades autogestionadas dos Diálogos Amazônicos superou as expectativas da coordenação do encontro. De acordo com artigo escrito pela secretária-executiva adjunta da Secretaria-Geral da Presidência da República, Tânia Maria de Oliveira. em artigo publicado na Folha, foram 405 inscritos para o evento que compõe a Cúpula da Amazônia e acontece de 4 a 6 de agosto, em Belém.
“Um número muito acima daquele esperado pela coordenação do encontro. Haverá ainda oito grandes plenárias organizadas em parceria entre governo, entidades e movimentos, com 3.000 pessoas para cada uma delas”, escreve a secretária adjunta.
A Cúpula da Amazônia reunirá representantes dos oito países sul-americanos que compartilham a floresta amazônica – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela -, além do Congo, da República Democrática do Congo e da Indonésia, países que contam com grandes reservas de florestas tropicais.
Já os Diálogos Amazônicos é a reunião de um conjunto de iniciativas da sociedade civil organizada com o objetivo de pautar a formulação de novas estratégias para a região.
Para a secretária adjunta, o represamento da formulação, monitoramento e controle social sobre as políticas públicas diz muito acerca do altíssimo número de atividades inscritas por entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa, agências governamentais do Brasil e dos demais países amazônicos para promover discussões as mais variadas sobre os povos e territórios amazônicos.
Os Diálogos Amazônicos gerará relatórios que serão entregues aos líderes reunidos na Cúpula da Amazônia. A expectativa dos movimentos sociais e organizações é influenciar os acordos a serem celebrados entre os países amazônicos.
“Mais importante, contudo, é ir além do evento e fazer desse um processo contínuo e consistente, que aglutine para a 30ª Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a COP30, o mais importante encontro das Nações Unidas sobre o tema, que o Brasil sediará em novembro de 2025, também em Belém”, escreve.
LEIA MAIS:
Lula buscará posição unificada dos países com grandes florestas tropicais na Cúpula da Amazônia
Tony Blair, Iván Duque e Ban Ki-Moon confirmam presença em conferência internacional no Pará
Sociedade civil colabora na definição de eixos temáticos dos Diálogos Amazônicos
Representantes de movimentos sociais e do governo debatem participação nos Diálogos Amazônicos
Belém sediará a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas em agosto