A Operação Estreitos, realizada pela Marinha do Brasil (MB), na área que interliga o rio Amazonas ao rio Pará, apreendeu dez embarcações e 584m³ de madeira ilegal . A carga estava em um comboio que transportava mais de 2 mil m³ de madeira de forma irregular, com excesso de carga que põe em risco a navegação.
Durante nove dias de operação, as ações de patrulhamento, que contaram com o Aviso-Auxiliar “Breves”, em conjunto com uma Lancha de Ação Rápida, resultaram em 53 embarcações abordadas, das quais 20 foram notificadas e dez apreendidas.
O objetivo da operação é realizar ações de prevenção para garantir a segurança do tráfego aquaviário e evitar crimes ambientais e de fronteira.
Os responsáveis pelas irregularidades constatadas na fiscalização vão responder a “sanções administrativas e criminais”.
A operação teve apoio de uma equipe de fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), que realizaram a medição da carga apreendida.
Construído em Manaus (AM), em 2018, e doado à Marinha, em 2020, pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará, o Aviso-Auxiliar “Breves” é subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, sendo utilizado em diversas missões operativas.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
LEIA MAIS:
Operação Curupira apreende mais de 500 toras de madeira em Novo Progresso
Relatório revela madeireiras com maior sobreposição em TIs que comandam lobby verde no Pará