O Pará Terra Boa nasceu para mostrar as coisas boas feitas pela gente boa desta terra boa. Mas nos sentimos obrigados a falar desta triste notícia que está em todos os sites e telejornais do Brasil: 41% do desmatamento da Amazônia em junho – e que foi o maior número para este mês desde o ano de 2016 – aconteceram no nosso Pará. É o que mostram os alertas de desmatamento dados pelo sistema Deter-B, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
É certo que somos o segundo maior estado da Amazônia Legal. Mas tamanho não explica. Veja só: o maior estado da região é o Amazonas e eles desmataram quase que a metade do que foi destruído aqui. No nosso estado, foram 438 km²; no Amazonas, 220 km². Ao todo, foram desmatados 1.062 km² de floresta – um recorde para o mês desde 2016. Este foi o quarto mês consecutivo de aumento no desmatamento, que coloca o Brasil em risco de mais uma vez ter mais de 10 mil km² desmatados em um único ano.
Mas esse cenário pode mudar daqui para a frente porque os números de desmatamento nos colocaram na mira do General Hamilton Mourão, que lidera o Conselho Nacional da Amazônia. Ele batalhou por uma nova fase da operação de Garantia da Lei e da Ordem e conseguiu que o presidente Bolsonaro assinasse decreto permitindo a volta das Forças Armadas à Amazônia. No nosso estado, serão fiscalizados os municípios de Altamira, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, São Félix do Xingu e Trairão.
Nesta última terça-feira, ministros e representantes de órgãos e entidades de proteção ambiental e de segurança pública – entre eles, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto – se reuniram com o vice-presidente para tratar da Operação Samaúma. O nome foi escolhido para homenagear uma das mais belas árvores da nossa floresta, que se destaca por sua impressionante altura, que pode superar os 70 metros. Ficou definido que força-tarefa irá atuar até o próximo dia 31 de agosto.
Mas de uma coisa podemos nos orgulhar: nosso estado reduziu em 14% o número de focos de calor em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Confira mais detalhes aqui.