O estado do Pará reduziu em 14% o número de focos de calor no mês de junho de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na terça-feira, 6.
Conforme o levantamento, o Pará registrou, no mês de junho, 424 focos de calor, contra 491 ocorrências registradas em junho de 2020. Com o índice, o Pará contribuiu com 18,3% no total de focos registrados pelos estados no bioma Amazônico, e se comparado com o mesmo período do ano passado, o estado contribuiu com 21,8%.
“Em junho de 2021, comparando com junho de 2020, em termos de chuva, o padrão climatológico foi muito semelhante e ainda assim conseguimos ter uma redução de 14% dos focos de queimadas. Alguns fatores podem ter contribuído, como uma nebulosidade mais significativa e presença de umidade; esses fatores meteorológicos são condições necessárias que colaboram para atenuação ou agravamento de queimadas”, afirmou o coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, Saulo Carvalho.