A Polícia Federal, em conjunto com a Funai, realizou uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Kayapó, município de Ourilândia do Norte, na sexta-feira,11. Na ação, foram apreendidas armas e municões, além de mercúrio.
A ação ocorreu na região do rio Fresco, afluente do rio Xingu, que atravessa a Terra Indígena Kayapó e tem sido afetado pela poluição causada pelo garimpo ilegal, incluindo o despejo de mercúrio e o assoreamento das águas, que se tornam cada vez mais barrentas.
Durante a fiscalização, foram identificadas duas áreas de exploração garimpeira. Em uma delas, os responsáveis fugiram ao perceber a chegada das equipes.
No acampamento abandonado, foram encontradas seis armas — incluindo um fuzil calibre .556 — grande quantidade de munições de diversos calibres, quatro quilos de mercúrio, maquinário, embarcações e até uma antena de internet via satélite, equipamentos utilizados na extração ilegal de ouro.
Em um outro local, foi encontrada uma draga sendo montada. As pessoas que estavam nessa área foram ouvidas e liberadas. A Funai ainda destruiu cerca de dois mil litros de combustível, maquinários e veículos utilizados para a extração de ouro.