Uma operação da Polícia Federal resultou no fechamento, na seta-feira, 5, de um garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Kayapó, situada em Cumaru do Norte, no sudeste do Pará.
Durante a ação, foram apreendidas e inutilizadas duas escavadeiras hidráulicas, um motor, um britador, um caminhão e uma retroescavadeira. As informações são do G1.
Dois trabalhadores foram encontrados e interrogados no local, enquanto outros fugiram para o matagal. As autoridades coletaram informações sobre os responsáveis, que serão alvo de investigações e responsabilizações criminais.
Essas medidas estão em consonância com os preparativos para a desintrusão da T.I. Kayapó, conforme determinado pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, na ADPF nº 709/2020.
Ação em Itaituba
Em outra ação, desta vez na região de Itaituba, a Polícia Federal, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou operação para reprimir o garimpo ilegal e o desmatamento na Amazônia, entre os dias 19 de junho e 3 de julho.
Durante as ações, diversos equipamentos utilizados para o garimpo ilegal e o desmatamento foram apreendidos/inutilizados, incluindo 28 motores estacionários, 13 escavadeiras hidráulicas, 14 dragas, três caminhões, uma motocicleta, cinco geradores e estruturas de apoio aos ilícitos, além da lavratura de diversos autos de infração.
Essas ações conjuntas representam avanços significativos na luta contra o garimpo ilegal e na proteção do meio ambiente, evidenciando que a união de esforços entre diferentes órgãos e instituições é fundamental para enfrentar os desafios ambientais do Brasil.