A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no sábado, 24, a apreensão de 114 metros cúbicos de madeira que estavam sendo transportados de forma ilegal, durante fiscalizações nas rodovias do estado.
Uma equipe da PRF fiscalizava no Km-630 da BR-158, no município de Redenção/PA, quando abordou um caminhão que transportava madeira da espécie Teca.
Durante os procedimentos de fiscalização, o condutor apresentou a nota fiscal (NF) e a Declaração de Corte e Colheita (DCC), porém, o local de onde a madeira estava vindo não era o mesmo que estava declarado no documento apresentado. Ao realizar a medição, foi constatado 56 m³ de madeira.
Em outra ocorrência, no Km-690 da BR-158, no distrito de Casa de Tábua/PA, uma equipe da PRF interceptou um caminhão transportando madeira em estaca da espécie Acapu. O condutor não apresentou nenhum documento legal da carga, e alegou que estava fazendo um frete a outro caminhoneiro que havia sofrido um acidente no dia anterior.
Feitas as diligências atrás do responsável pela carga, a equipe encontrou o motorista e outro caminhão carregado com a mesma espécie de madeira. O responsável por toda a carga apresentou uma Guia Florestal (GF) falsa. Após medição, foi constatado 58 m³ de madeira.
Diante dos fatos, as cargas foram apreendidas e colocadas à disposição dos órgãos ambientais competentes. Os condutores assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e comprometeram-se a comparecer em juízo quando convocados, respondendo, em tese, por crime ambiental.