O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou na quinta-feira, 27, por telefone com o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, que confirmou que enviará o sultão Ahmed al-Jaber, presidente da COP28, para participar da Cúpula da Amazônia, que será realizada nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém.
De acordo com informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, Lula e o xeique conversaram sobre temas relacionados às mudanças climáticas, proteção ao meio ambiente e transição energética.
A Cúpula da Amazônia reunirá representantes dos oito países sul-americanos que compartilham a floresta amazônica – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela -, além de Congo, República Democrática do Congo e Indonésia, países que contam com grandes reservas de florestas tropicais, e outros países convidados.
Segundo o presidente Lula, a intenção do encontro é balizar a discussão que será levada à COP28, que acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai.
A capital paraense será sede da COP30, que pela primeira vez aconteceráem um país amazônico, em 2025.