O chocolate Yeshua foi o grande vencedor do II Concurso de Melhor Chocolate Paraense no Festival Chocolat Xingu, realizado em Altamira, de 13 a 16 de junho. Feito com cacau, produzido em Sistema Agroflorestal (SAF), em Igarapé-Miri, o chocolate levou o primeiro lugar na categoria Intenso; o segundo lugar na categoria Chocolate ao Leite, empatando com o Ascurra, de Medicilândia, e o terceiro lugar na categoria Produto Inovação.
O produtor Antônio Marcos de Sena, da Cacau Yeshua Chocolates, disse que se sentiu honrado em participar de uma premiação na região da Transamazônica (BR-230), maior produtora de cacau do Pará. Ele, que foi aluno da Escola Indústria de Chocolate, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com recursos do Funcacau, trabalha há três anos com o fruto. Na propriedade onde cultiva cacau, com 55 hectares, Antônio Marcos também planta açaí e cupuaçu m SAF
“Para mim é motivo de muita honra estar aqui no meio de tantos produtores renomados, e poder levar esses prêmios para Igarapé-Miri, terra do açaí, que também está entrando no cenário do cacau e do chocolate fino e de qualidade. É motivo de muito orgulho. A minha primeira oficina fiz no Senar, por meio da Escola Indústria, onde aprendi muito”, acrescentou o produtor.
O Festival Internacional do Chocolate e Cacau de Altamira, o Chocolat Xingu 2024, atraiu um público recorde de 132 mil visitantes, um aumento de 20 mil em relação à edição anterior. Realizado de 13 a 16 de junho no Centro de Eventos Vilmar Soares, o evento superou as expectativas e consolidou-se como um dos principais festivais gastronômicos da região Norte do Brasil.
Já o concurso é uma iniciativa do Procacau (Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com aporte financeiro do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).