No mesmo dia em que o número de pessoas afetadas pela seca severa no Amazonas atingiu a marca de 633 mil, o nível do Rio Tapajós em Santarém, no oeste do Pará, igualou-se ao registro da seca histórica de 2010.
A medição realizada pela Defesa Civil Municipal, na régua da Agência Nacional das Águas (ANA) no porto da Companhia Docas do Pará (CDP), apontou que o nível do rio no domingo, 22, marcou exatos 44 centímetros, informou o Dol. Na comparação com os menores níveis registrados nos últimos anos, o nível atual do Tapajós está abaixo da marca de 2022, quando alcançou 1,26 metros.
Isso significa que a estiagem não dá trégua, cada vez afeta mais pessoas na região Norte do País e a ajuda, antes restrita ao Amazonas,onde 59 dos 62 municípios estão em situação de emergência. agora também inclui gente de outros estados.
Caso dos pescadores do oeste paraense, incluídos na medida provisória do governo federal que estabelece auxílio emergencial aos municípios atingidos recentemente pelos graves efeitos das mudanças climáticas.
O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou, segundo o Dol, que o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, decretará o estado de calamidade para agilizar o envio de assistência à população de Santarém e região afetada pela seca extrema, de acordo com o g1.
Enquanro isso, tem havido distribuição de água potável e cestas básicas às famílias mais impactadas, em um esforço para aliviar a situação crítica vivida pelos municípios da região.
Também no oeste do Pará, Oriximiná vai receber uma ajuda no valor de R$ 539.638,30 da União, segundo Jeso Carneiro. Os recursos aprovados nesta segunda-feira, 23, serão repassados pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Comunidades quilombolas e ribeirinhas da cidade paraense estão à espera de ajuda humanitária e mantimentos há semanas, de acordo com a Folha.
O prazo de execução das ações será de 180 dias, a partir da publicação da portaria no Diário Oficial da União., nesta segunda-feira, 23.