Um novo robô no Twitter está monitorando as atividades da empresa brasileira JBS no Pará, segundo informações do Gizmodo. Com o nome Brazil Big Beef Watch, a tecnologia tem o objetivo de alertar a empresa e o público toda vez que uma fazenda, que vende indiretamente para a JBS, estiver ligada a um caso de desmatamento no estado. Eles também compartilham as publicações com as instituições financeiras que apoiam o negócio alimentício.
O robô se apresenta da seguinte maneira na rede social: “A JBS, uma grande empresa de frigoríficos, diz que ainda não consegue rastrear sua cadeia de suprimentos indireta. Então, estou ajudando e twittando quando um potencial fornecedor se envolve em desmatamento”.
A ferramenta é um projeto da ONG Global Witness e utiliza alertas semanais de desmatamento publicados pela iniciativa MapBiomas, do Observatório do Clima. Sempre que esses avisos são gerados, o robô verifica os documentos de transporte animal. Esses documentos fornecem informações sobre a origem e o destino do gado, para identificar se o desmatamento ocorreu em uma fazenda que faz parte da cadeia de suprimentos indireta da JBS.
O Brazil Big Beef Watch está analisando dados desde março de 2022. Até o momento, ele revelou que ocorreram pelo menos 61 eventos de desmatamento, com uma média de 46 hectares de terra desmatada a cada semana, apenas no Pará. A devastação ambiental total analisada pela tecnologia, referente ao ano passado, chega a 2.390 hectares, o equivalente a 3 mil campos de futebol.
De acordo com a Global Witness, para ser considerada uma fornecedora indireta, uma fazenda precisa atender a critérios específicos. Isso inclui vender gado para um fornecedor direto da JBS várias vezes e fazer isso desde 2020. Se o robô detecta que a localização de uma fazenda coincide com um alerta de desmatamento da MapBiomas, ele compartilha essa informação no Twitter.
🚨 #DeforestAlert! @JBS_oficial a 33.83 ha #deforestation event was detected at a farm in your indirect supply chain on Dec 01, 2022. This farm has sold at least 665 cattle to your direct suppliers since Apr 17, 2018. 🌳
🐄 I think you should check this out…
— Brazil Big Beef Watch (@bigbeefwatch) May 12, 2023
A ONG lançou essa ferramenta depois de publicar um relatório em junho de 2022, revelando que a JBS continuava comprando gado de fazendas associadas ao desmatamento de 10 mil hectares no território paraense. No entanto, essa ação vai contra os acordos de não desmatamento do Ministério Público Federal.
Como publicamos aqui no Pará Terra Boa, a organização identificou que a JBS fez negócios com 144 fazendas irregulares em 2020. Além disso, a empresa também está falhando em monitorar outras 470 fazendas que atuam como fornecedoras indiretas, de acordo com o relatório.