Cercado por água e floresta tropical, um pequeno pedaço do paraíso brasileiro encravado no Para recebeu Angelina Jolie na última semana em visita ao estado. Com o objetivo de conhecer de perto a realidade da Amazônia e a relação dos povos indígenas com a floresta, a atriz, que também é embaixadora da ONU, se hospedou na pousada Rio Azul Jungle Lodge.
Localizada na cidade de Novo Progresso, no sudoeste paraense, a pousada tem apenas 9 cabanas de madeira no Rio Azul Lodge, projetadas para causar o menor impacto possível no meio ambiente. Materiais de construção sustentáveis foram usados em todo o lodge, bem como o uso de sistemas adequados de gerenciamento de resíduos. Neste “alojamento familiar de observação de aves e ecoturismo” se pode observar mais de 500 espécies de pássaros.
Um verdadeiro refúgio em meio a um dos municípios que mais sofrem com o desmatamento desenfrado da região, causado pela expansão das áreas de pastagem para a pecuária e para plantação de soja.
A visita de Angelina Jolie à região ganha ainda mais relevância num contexto como esse. De acordo com o Instituto Líbio, que administra a pousada Rio Azul Jungle Lodge, a atriz demonstrou interesse em colaborar com ações de conscientização sobre a importância da preservação da Amazônia e expressou o desejo de retornar à região com seus filhos.
Acompanhada pelo cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do país, ela conversou com representantes da etnia Kayapó e conheceu de perto a cultura e os desafios enfrentados por essas comunidades.
Angelina Jolie também foi a Brasília, onde se encontrou com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.