Mobilizados na Campanha Junho Verde do governo do Estado, os 144 Escritórios Locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) realizaram ações de incentivo à preservação ambiental, na II Semana do Meio Ambiente, de 1º a 7 deste mês.
No Escritório Central da Emater, com sede em Marituba, os funcionários participaram da palestra “A Educação Ambiental e as estratégias para os desafios das Mudanças Climáticas – Perspectivas para a COP 30”. A palestra foi da professora doutora, Marilena Loureiro, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela também coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) do Naea.
A pesquisadora Marilena Loureiro falou sobre a importância da compreensão da sustentabilidade na educação ambiental e da construção de uma sociedade sustentável, por meio da política ambiental em todos os âmbitos da sociedade.
“Este é o desejo que se coloca para aqueles que pensam em educação ambiental, desejo que a gente consiga no âmbito das nossas formulações se relacionar melhor com essa preocupação e dizer que a educação ambiental não se faz só na Semana do Meio Ambiente, não se faz só em locais específicos. Falar de educação ambiental, falar de meio ambiente é todo dia, é uma responsabilidade”, enfatizou.
Marilena ainda ressaltou a importância de espaços de debates sobre a temática do meio ambiente e da COP 30, que acontecerá em 2025, em Belém. A palestra teve a participação dos diretores técnicos, administrativo, e do residente da Emater, Joniel Abreu. Ele destacou o compromisso da empresa com a política ambiental.
“A Emater tem o papel de buscar implementar política ambiental e chegar em 2025 e apresentar a comunidade estadual, nacional e internacional o resultado do trabalho desenvolvido nesses anos em prol das políticas voltadas às relações climáticas”, enfatizou Abreu.
‘Hora do Plantar, com 500 mudas’
Ainda na terça-feira (6) foi realizada de forma simultânea por todos todos os 144 Esloc’s no Estado, o momento da “Hora do Plantar”, com o plantio de 500 mudas das espécies nativas, frutíferas e essências florestais.
A Hora de Plantar é uma ação do Projeto Arborizar Pará, que este ano será lançado pela Emater, como parte da Política de Ações Sustentável da instituição. “Nós, da Emater, acreditamos que ações educativas ambientais devem ser os pilares fundamentais para a geração de impacto socioambiental positivo”, disse o presidente da Emater, Joniel Abreu.
Na quarta-feira (7), a programação da ll Semana do Meio Ambiente contou com a 1ª Feira de Educação Ambiental, promovida pela Prefeitura de Marituba, na Praça da cidade. Funcionários da sede e do Escritório Local de Marituba estiveram no evento levando informações sobre o trabalho da Emater, por meio da assistência técnica e extensão rural em todos os municípios do Estado.
Mobilização
O Escritório Local da Emater em Canaã dos Carajás realizou uma ação no Parque Natural Municipal Veredas dos Carajás, composta por palestras abrangendo temáticas como Meio ambiente e Sustentabilidade, descarte adequado de resíduos sólidos, com ênfase no material plástico. Além disso, foram realizados passeio pelo Parque Veredas, gincana para consolidar os conhecimentos ministrados durante as palestras e plantio de espécies florestais nativas. A atividade contemplou 75 alunos de uma escola estadual. Ainda foram realizadas palestras e ações de conscientização em mais três escolas.
O Esloc de Monte Alegre promoveu caminhada ecológica, plantio e distribuição de espécies frutícolas e florestais. Já em Breves, na Ilha do Marajó o Escritório Local esteve em ação na Escola Rural da Comunidade São Tomé e em outras escola essa com palestras educativas, dinâmicas e o plantio de mudas.
A Esloc de Cachoeira do Arari levou aos alunos do 1° ao 9° da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adaltino Paraense municipal a palestra “Contribuição das escolas na Conservação do Meio Ambiente: Construção de hortas e gestão dos resíduos”.
O Esloc de Marituba realizou na Escola municipal de Ensino Fundamental, Felipe Santiago teve palestra, plantio e amostra de mudinhas de plantas ornamentais no jardim da escola.
“A coordenação da ll Semana do Meio Ambiente da Emater agradece a todos que se envolveram nas programações assim como a’Hora do Plantar’, porque este momento tem uma grande relevância ambiental. Essa atividade que é a arborização por meio do plantio de várias mudas ela garante a proteção da biodiversidade, ela faz com que áreas que estejam sofrendo processos erosivos de área de preservação permanente também seja restauradas e por meio das ações estamos levando as comunidades educação ambiental e melhoria na qualidade de vida”, compartilhou a engenheira ambiental, Camila Salim Coordenadoria Técnica (Cotec) e Coordenadora da ll Semana do Meio Ambiente.
Fonte: Agência Pará