A Policia Civil do Pará prendeu na segunda-feira, 10, Delcesar Pegoretti, de 50 anos, em Altamira, no Pará. Ele é suspeito de desmatar ilegalmente 644,11 hectares de floresta nativa na Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, em 2019. A área desmatada é equivalente a mais de 640 campos de futebol.
A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado expedido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região em junho de 2023, de acordo com o G1.
Segundo a Justiça Federal, a liberdade de Pegoretti colocava em risco o andamento do processo e as investigações em curso. O mandado também visa garantir a ordem pública, pois o suspeito tentava impedir, inclusive com destruição de pontes, o trabalho de fiscalização dos órgãos ambientais na área da reserva.
Pegoretti foi preso em sua casa, no bairro Cachoeira da Serra, distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira. Na terça-feira, 11, Pegoretti passou por audiência de custódia virtual na Comarca de Novo Progresso.
A juíza Soraya Muniz Calixto determinou a transferência imediata de Pegoretti para a unidade prisional do município de Itaituba.
A Reserva
A Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo foi criada em 2005 e está localizada nos municípios de Altamira e Novo Progresso, no sudoeste do Pará.
É uma Unidade de Conservação Federal, o que significa que tem importância fundamental para a preservação da biodiversidade e do meio ambiente.