Os Estados Unidos suspenderam a ajuda externa do país a iniciativas internacionais, impactando diretamente no financiamento de uma parceria com o Brasil para treinar brigadistas no combate a incêndios florestais.
O Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil, executado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e financiado pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), treinava brigadistas brasileiros e oferecia capacitação para o manejo sustentável das florestas e a prevenção de incêndios. De acordo com o Ibama, a suspensão da ajuda não terá impacto.
“A paralisação das atividades da USAid não gera impacto direto no combate aos incêndios florestais no Brasil. O prejuízo envolve aspectos técnicos, em virtude da interrupção de algumas ações que poderiam contribuir para a reestruturação das instituições brasileiras, particularmente em termos de capacitação de profissionais”, afirma o Ibama, que foi informado da suspensão por email.
De acordo com o órgão, “as ações de prevenção e de combate aos incêndios florestais no país são executadas com recursos provenientes do orçamento da União e não dependem de recursos externos”.
Entre 2021 e 2023, foram realizados ao menos 51 cursos e treinamentos em parceria com órgãos como o Ibama, a Funai e o ICMBio, em que mais de 3 mil pessoas foram treinadas, principalmente mulheres indígenas, que passaram a atuar como brigadistas em seus territórios.
A medida foi tomada pelo presidente Donald Trump no dia de sua posse, suspendendo, por 90 dias, todos os projetos que destinavam recursos para países estrangeiros. A justificativa foi a de que a ajuda externa dos EUA servia a “desestabilizar a paz mundial ao promover ideias” “contrárias a relações estáveis e harmoniosas” internas e entre as nações.
Após a ordem de Trump, a página da USAID ficou inativa. No dia 5 de janeiro, a página da USAID voltou ao ar apenas com uma mensagem de despedida e o aviso de que todos os funcionários não essenciais da agência humanitária seriam colocados em licença de forma indefinida.