Belém será a sede a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em 2025. Confirmada pela ONU e anunciada na sexta-feira, 26, pelo Governo Federal, a COP30 já está mexendo com a infraestrutura da cidade.
Segundo o coordenador do grupo de Trabalho para a COP 30, Luiz Araújo, o evento internacional “é uma oportunidade valiosa de colocar a Amazônia como ponto de debate, e uma janela de oportunidade de obras que vão mudar a cara da nossa cidade, numa parceria da Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal”.
Quatro obras estratégicas foram escolhidas para serem realizadas até a COP 30, como Araújo afirmou ao g1. São elas reforma no Complexo do Ver-o- Peso e no Mercado de São Brás:, além da revitalização do Parque do Igarapé de São Joaquim e da duplicação da Bernardo Sayão.
“Além dessas obras, está sendo construída, junto ao Governo do Estado, uma série de intervenções diárias na cidade para receber o evento: a avenida Júlio César, que vai ser refeita para garantir que tenha corredores verdes no caminho até o evento; e as principais vias da cidade também vão sofrer intervenções urbanas diárias para ter corredores verdes com ônibus elétricos pra receber a COP”.
O governador Helder Barbalho disse que na sexta-feira, 26, a realização da COP30 “aumenta nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e o respeito ao meio ambiente”.
A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e trata de alternativas para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.