A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, fez a instalação de nove estações meteorológicas, em diferentes municípios, contemplando diversas regiões paraenses.
A rede meteorológica reunirá dados da temperatura do ar e do solo; umidade relativa do ar; direção e velocidade do vento; pressão atmosférica; radiação solar; e chuvas. A instalação da última antena foi finalizada no último dia 16 de novembro.
Planejadas para aferir as áreas de relevante monitoramento meteorológico, as estações também complementam o serviço de outras instituições meteorológicas, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).
Os municípios que receberam a instalação de Estações foram: Redenção, Ulianópolis e Paragominas, localizados no sudeste do Estado. Curuçá, Ipixuna do Pará e Capanema, municípios do nordeste paraense, Barcarena, da Região Metropolitana de Belém, e Salvaterra, região do Marajó. Cada município recebeu uma estação da rede.
Monitoramento atmosférico e previsão do tempo, receberão reforço com as informações arrecadas, possibilitando a detecção de eventos extremos, como chuvas intensas, inundações, secas e estiagens.
A transmissão será realizada por meio do Satélite GOES-16 da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, dos Estados Unidos. Os dados das estações estão em fase de validação e estão sendo compilados em bases de dados. Em breve estarão disponíveis para visualização e download no Portal Hidromet.
Fonte: SEMAS
LEIA MAIS:
COP27: Agricultura de baixo carbono deve ser ‘regra’ no Brasil, não promessa
Entidade pede redução de 70% do desmatamento durante futuro mandato