O ano de 2023 está acabando e o Pará Terra Boa acha importante destacar aqueles que fizeram diferença em suas áreas. Por isso, selecionamos pessoas que brilharam na nossa seção Gente da Terra. Com suas criações, ações e iniciativas, eles tornaram nosso estado mais sustentável, mais divertido, mais saboroso e mais inclusivo, ou seja, um lugar um pouco melhor para se viver. Que em 2024, tenhamos muitos mais gente que faça a diferença na nossa terra!
Água potável
O engenheiro químico Márcio de Freitas Velasco resolveu com sua invenção dois problemas com uma tacada só. Ele desenvolveu um produto natural responsável por aglomerar partículas em suspensão na água para facilitar sua retirada. O “filtro” utiliza taninos extraídos dos caroços de açaí. Com isso, ele mudou a realidade de 10 mil famílias de ribeirinhos, que não tinham água potável na região Marajó, Baixo Tocantins e Ilhas de Belém. E ainda acabou com o impacto ambiental do descarte inadequado do caroço da fruta, umas mais consumidas pelos paraenses.
Entre a roça e a feira
Maria Iderivânia Oliveira, mais conhecida como Tia Jane, é a melhor representante da típica mulher do campo. Agricultora familiar, ela cultiva mandioca, abacaxi, banana, cacau e milho e, aos sábados, ainda vende produtos como bolo de macaxeira e puba, um sucesso no Mercado Municipal de Altamira. Ela diz que o segredo é utilizar ingredientes naturais e caseiros em suas receitas. Seu leite vem diretamente do curral, os ovos são caipiras e ela colhe coco e castanha-do-Pará na roça onde vive.
Em meio às abelhas
O arquiteto Yuri Pereira viu na apicultora primeiro um hobby e, aos poucos, uma forma de ganhar a vida, não apenas a dele, mas a de outras pessoas. Ele apostou na colaboração como estratégia para ter uma produção sustentável própria no município de Tracuateua. Recrutou alguns moradores da região para atuarem como meliponicultores, ofereceu treinamento e a estrutura necessária para a criação. Deu certo.
Sombra e água fresca
A onda de calor que atingiu diversos estados brasileiros e preocupou produtores, principalmente os pecuaristas em relação aos seus animais, não tirou o sono de Mário Lúcio Costa. Proprietário da Fazenda Marupiara, localizada no município de Paragominas, ele adotou há alguns anos a estratégia do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Com 4.356 hectares, a fazenda tem 80% de áreas de preservação permanente e reserva legal protegidas e 20% destinados à agropecuária. Isso a garante um ambiente de bem-estar tanto para o rebanho de aproximadamente 1.700 animais quanto para os trabalhadores do local.
Patrimônio Cultural
A obra Dona Onete, nossa Rainha do Carimbó Chamegado, se tornou patrimônio cultural e imaterial do estado neste ano. Iniciativa do deputado estadual Elias Santiago (PT), que em sua proposta ressaltou a importância da artista em romper uma tradição de se conferir reconhecimento apenas a homens no gênero musical e ainda por contribuição em abordar a sedução e a vida sexual dos idosos em suas músicas, algo ainda considerado tabu por muitas pessoas.